Reserva Ovariana Baixa
13 de agosto de 2020
Insuficiência Cardíaca
18 de setembro de 2020

Alimentação Cardioprotetora

As doenças cardiovasculares são a maior causa de mortalidade no Brasil e no mundo!

As doenças cardiovasculares são a maior causa de mortalidade no Brasil e no mundo!

Estima-se que essa taxa seja em torno de 30% para ambos sexos globalmente.

É possível prevenir? Sim!!

Sabemos que inúmeros fatores são responsáveis desde a genética até nossos hábitos, e, falando neles que tal pensarmos na nossa alimentação?

Com certeza vocês já ouviram falar na Dieta Mediterrânea, não é?

Ela é uma programação alimentar conhecida como cardioprotetora. E o que significa isso?

O consumo de altas quantidades de alimentos in natura (frutas, hortaliças, legumes, leguminosas), leite e derivados, cereais integrais e baixa ingesta de açúcar e sal demonstrou ser efetivo na redução das doenças cardiovasculares como hipertensão, colesterol alto e infarto do miocárdio.

Pensando nisso o Ministério da Saúde em conjunto como Hospital do Coração criaram o Programa Alimentar Brasileiro Cardioprotetor (Dica BR) onde a divisão dos alimentos segue a cor da bandeira brasileira:

Verde:

é composto de alimentos que protegem nosso coração, como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, e não contêm nutrientes que podem prejudicar o coração, como gordura saturada, colesterol e sódio.

🔸Esse grupo conta com alimentos in natura e minimamente processados. São eles: As verduras, frutas, leguminosas, leite e iogurte naturais.

Amarelo:

alimentos in natura, minimamente processados e ingredientes culinários, mas foram classificados no amarelo por conterem mais energia, gordura ou sal, e seu controle se mostrar importante nas doenças cardiovasculares e seus fatores de risco.

🔸Assim, é importante moderar; porém, não é interessante consumir baixas quantidades além de alguns serem considerados cardioprotetores, como castanhas e azeite.

🔸Além destes temos os cereais, tubérculos (batatas), pães, massas, farinhas, mel e doces caseiros de frutas.

Azul:

Apesar de o grupo azul ser composto por alimentos in natura, minimamente processados ou processados, contêm maior quantidade de gordura saturada, sal e colesterol, que podem fazer mal para o coração portanto seu consumo fica mais reduzido. As carnes, ovos, queijos, creme de leite e doces.

🇧🇷 A sugestão de consumo está ilustrada na figura acima no feed.

😉 Importante o acompanhamento com médico e nutricionista

Gostaram dessa “Dica”?

Venham com a gente!

Dr Rafael Iazzetti
Médico Nutrólogo
CRM 52920490 RJ
RQE 22226

Dra Bruna Henares
👩🏻‍⚕️❤️ Cardiologia
CRM 124.287 RQE.38476
@drabrunahenares ⠀

Comments are closed.