Válvula Aórtica Bicúspide
23 de outubro de 2020
Taquicardia Ventricular
23 de outubro de 2020

Sistema Elétrico do Coração

Sistema Elétrico do Coração

♥️🥁 “A cada dia o coração bate em média 100.000 vezes e bombeia cerca de 2.000 galões de sangue”.
⁉️Curioso, não é? Você sabe como isso ocorre?
😯Cada batimento cardíaco é estimulado por um sinal elétrico que é gerado pelo sistema de condução do coração e não depende do cérebro!!!!
⚡️⚡️O sinal elétrico começa no nódulo sinoatrial (SA) localizado no átrio direito. O nódulo SA, considerado marca-passo natural, faz com que os átrios se contraiam, empurrando sangue para os ventrículos.
⚡️ Em seguida, o sinal elétrico viaja pelo nódulo atrioventricular (AV) e sofre uma parada rápida para deixar os ventrículos se encherem de sangue.
⚡️ O sinal elétrico então, desce para os ventrículos através do Feixe de His-Purkinje que manda os ventrículos se contraírem para mandar o sangue para os pulmões e para o corpo.
🤔E o que é frequência cardíaca?
◾️A frequência cardíaca é determinada pela quantidade de vezes que o coração bate ( faz “Tum-tá, “Tum-tá…) em 1 minuto. Ou seja, é normal o coração bater de 50 a 100 vezes em 1 minuto!
💔 Pode ocorrer um problema nessa rede elétrica e causar um “curto- circuito”, fazendo com o que o batimento do coração se altere.
🥁O coração pode bater ora rápido demais (taquicardia), ora lento demais (bradicardia) ou de forma irregular e inconstante!!!
🏋🏽‍♂️💤O batimento cardíaco pode se alterar naturalmente. Acelerar durante o exercício físico, retardar durante o sono.
⚠️ Estresse emocional, ansiedade, tabagismo, uso excessivo de cafeína, álcool e outras drogas podem estar associados a palpitações.
😉Essas informações serão importantes para entenderem o que é arritmia!
Dra Bruna Henares
👩🏻‍⚕️❤️ Cardiologia
CRM 124.287 RQE.38476
@drabrunahenares ⠀
♥️Afilhadas
@breraulik @darlagom

Comments are closed.