Arritmia – Taquicardia supraventricular

Frio e Coração
Frio e Coração
8 de julho de 2019
marcapasso
Marcapasso
12 de julho de 2019

Arritmia – Taquicardia supraventricular

Arritmia - Taquicardia supraventricular

Arritmia - Taquicardia supraventricular

Arritmia - Taquicardia supraventricular

🤓♥️Arritmia é um termo genérico para qualquer alteração do ritmo do coração e pode ser taquiarritmia com frequência cardíaca acima de 150 batimentos por minuto ou bradiarritmia com frequência menor do que de 50 batimentos por minuto.

😉Já falamos em outros posts sobre outras arritmias como Extrassístoles e Fibrilação atrial e hoje abordarei uma arritmia muito comum chamada “Taquicardia supraventricular”

🖤Essa arritmia ocorre nos átrios e por isso leva esse nome “supra” que é acima dos ventrículos. Ao invés do impulso do coração começar no átrio e ir direto para os ventrículos, ele fica “rodando” no átrio ou pode ter uma via acessória e ir direto para o outro átrio!

🧑🏻Geralmente são pessoas jovens e tem queixa de batedeira no peito súbita ou no pescoço, tontura ou desmaio.

📍Há vários tipos como reentrada nodal, taquicardia atrial e a síndrome de Wolf Parkinson White

🙌🏻Possui caráter benigno e pode melhorar com algumas manobras vagais como tossir, soprar forte as costas da mão, manobra de valsalva modificada ou manobras feita pelo médico.

🏃🏻‍♀🤷🏻‍♀Muitas vezes o paciente tem a crise, vai correndo para pronto socorro e quando é feito o eletrocardiograma a crise já passou!

Podem ser precipitadas com uso de café, cigarro, distúrbios da tireóide e bebida alcoólica

É importante fazer avaliação e investigação com o cardiologista para ter o diagnóstico correto

❤️Geralmente não precisa de tratamento, mas em alguns casos pode ser necessário medicação na veia para reverter a arritmia ou casos refratários pode ser indicado a ablação, que é um procedimento tipo cateterismo, em que o médico identifica e “queima” essa via que gera essa arritmia com alta chance de cura.

😉Sempre é importante você saber qual o nome de sua arritmia e fazer acompanhamento com seu cardiologista!

 

Dra Bruna Henares
👩🏻‍⚕ Cardiologia
CRM 124.287 RQE.38476
@drabrunahenares
Veja mais em meu blog www.brunahenares.com.br/blog

⠀⠀
#arritmia #taquiarritmia #taquisupraventricular#sindromedewolfparkinsonwhite #reentradanodal #manobravagal#ablacao #cardiologia

1 Comment

  1. Edinéia Melo disse:

    Gostaria de tirar uma dúvida dra.Bruna. Tenho arritmia supra ventricular desde os 9 anos. Hoje estou com 47. Sempre tomei.medicamentoe. Há alguma contra indicação para que eu faça a cirurgia bariátrica?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.