Ponte Miocárdica!

Ponte de Safena
Ponte de Safena
3 de julho de 2019
Frio e Coração
Frio e Coração
8 de julho de 2019

Ponte Miocárdica!

Ponte Miocárdica!

Ponte Miocárdica!

Ponte Miocárdica!

🧐Você sabe o que é ponte miocárdica?

O músculo do coração é irrigado pelas artérias coronárias e elas passam por fora do coração.

🌉Ponte miocárdica é uma anomalia congênita em que a coronária ao invés de passar totalmente por fora (epicárdica), ela tem um trajeto por dentro do músculo do coração!

Estima-se que esteja presente em 25% da população

Mais comum na artéria descendente anterior

Diagnóstico diferencial de doença arterial coronariana

😯Na maioria das vezes o paciente é assintomático, tem evolução benigna e é descoberta em exames de rotina!

🤔Já ouviu falar em teste da esteira “falso positivo”? Pode ser a ponte miocárdica!

Isso quer dizer que o exame esta alterado não porque tem aterosclerose (placa) obstruindo o vaso, mas por ter uma compressão da artéria por fora quando o músculo do coração contrai.

🤷🏻‍♀Você pode se perguntar: nossa mas toda vez que meu coração contrair vai apertar a artéria?

Sim, mas não necessariamente irá causar um problema. A sístole é a contração do coração e a diástole é quando ele relaxa. Saiba que as artérias coronárias irrigam o coração na diástole, ou seja, quando ele relaxa!

No entanto algumas situações como o aumento grande da frequência cardíaca no estresse ou atividade física pode diminuir esse tempo de relaxamento e perfusão da coronária.

👩🏻‍⚕O diagnóstico é feito com exames que analisam a anatomia das artérias como
tomografia das artérias coronárias ou cateterismo cardíaco.

Na maioria das vezes não necessita de tratamento e será indicado pelo cardiologista na presença dos sintomas como angina (dor no peito) ou isquemia em exames ( alteração do fluxo de sangue)

A ponte miocárdica pode aumentar o risco da aterosclerose (placa) por isso é importante cuidar os fatores de riscos como pressão alta, colesterol alterado, tabagismo, diabetes entre outros.

😉Faça avaliação com seu cardiologista!

Dra Bruna Henares
👩🏻‍⚕ Cardiologia
CRM 124.287 RQE.38476
@drabrunahenares
Veja mais em meu blog www.brunahenares.com.br/blog

⠀⠀
#pontemiocardica #coracao #angina #cardiologia #aterosclerose #dornopeito #cateterismo #cardiopatiacongenita #pontemiocárdica

4 Comments

  1. Álvaro Oliveira disse:

    Tenho 52 anos e descobri que tenho uma ponte miocárdica em 2011 e desde então, tento me adaptar a um novo estilo de vida. Gostaria de saber mais sobre, exercício físico e cardiopatia congênita. Obrigado.

    • Bruna Henares disse:

      Ola boa noite!!! Para poder orientar exercícios e explicar sobre a sua ponte miocárdica, é importante uma avaliação médica para avaliar seu caso, examinar e ver seus exames. Se quiser, agende uma consulta. Muito obrigada

  2. Rodrigo disse:

    Tenho ponte miocárdica, é horrível parece que tô enfartado. Tenho 35 anos, já fui várias vezes na urgência e os Eletros e as troponinas são normais.

  3. Tenho 49 anos e descobri que tenho anomalia na ponte miocardica, nao sinto falta de ar, não tenho cansaço, corro corrida de rua e gosto de jogar futebol, acabei de descobrir o problema, eu posso continuar a joga bola, e comum se eu correr em um dia no seguinte eu vir a sentir algumas pontadas de dor mesmo estando com a PA, controlada?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.